terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A BÍBLIA DOS ESPÍRITAS - Cap. 71 a 80

 

- 71 -

Não basta fazer o bem, é necessário ser bom.” - Grandes Iniciados.

De tal modo isso era importante, na Sabedoria Antiga, que Jesus nunca aceitou o título de Bom, querendo ser apenas Mestre. Depois os homens, mormente os fabricantes de religiosismos idólatras, inventaram estes títulos - Primogênito de Deus, Unigênito de Deus, Redentor, etc.

Não é preciso repetir que viveu a Lei de Deus e Batizou em Revelação, para constituir o Molde Divino.

Mandou tomar cada um a sua cruz, não tomar a d'Ele, como medida de libertação. Ademais, a questão não é de salvação, é de perfeito desabrochamento do Cristo Interno.

Todos devem procurar desabrochar o Cristo Interno, pela Divina Modelagem do Cristo Externo. Ele é Modelo a ser imitado e igualado e não libertador gratuito de quem quer que seja. Muito menos ainda, é Ele capacho dos vendilhões de mentiras, dos traficantes de blasfêmias, daqueles que inventam sacramentismos blasfemos, com os quais iludem as gentes, fazendo crer que perdoam faltas ou que absolvem pecados na hora da morte, ensinando estes e outros clamorosos erros, quando a realidade é outra, porque só Deus pode julgar e Ele dá a cada um segundo as suas obras.

Ai daqueles que, ficando nas portas, nem entram nem deixam entrar aos que poderiam fazê-lo, assim disse Jesus. Pois é necessário acrescentar mais, uma vez que pior fazem aqueles que desvirtuam a Excelsa Doutrina, mandando crer em atos delinqüentes, desviando os filhos de Deus do Conhecimento da Verdade, isto é, afastando-os da Sabedoria, da Virtude e da Revelação que adverte, ilustra e consola.



- 72 -

O Pai, o Filho, a Lei e o Espírito Santo.” - Todas as Bíblias.

Significam o Criador, a Criação, o Poder Equilibrador e a Virtude. Quando um filho se cristifica, por evolução, ele representa tudo de uma só vez. Ele pode exclamar, porque tem autoridade para fazê-lo - “Eu e o Pai somos um.”

Os Cristos são Filtros da Divindade.

Os Cristos são os Seres Relativos que representam o Ser Total ou Absoluto.

Os Cristos são os Filhos Sintônicos.

Os Cristos partilham da Divina Ubiqüidade.

Os Cristos são como as gotas do Oceano, que se não o representam na Totalidade, bem o fazem ao representar-lhe a Essência.



- 73 -

E quando orais não faleis muito como os gentios; pois cuidam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não queirais portanto parecer-vos com eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, primeiro que vós lho peçais.” - Mateus, cap. 6.

A grande oração é o dever cumprido. Na razão direta em que cumprirmos com os nossos deveres, teremos por Deus garantidos os nossos direitos. Deus não é o Juiz iníquo que faz justiça para não ser aborrecido; Ele é Absoluto em todos os sentidos e, assim sendo, por ser Onipresente ou Fundamental, tudo vê e tudo sabe, dando sempre a cada um segundo as suas obras.

A oração é comumente feita para louvar, pedir e agradecer. Como é certo que a evolução leva à adoração em Espírito e Verdade, convém pensar um pouco em como assim se possa adorar. Porque a grande maioria, viciada pelas religiões formalistas ou blasfemas da Revelação, adorando seus próprios vícios idólatras e formalistas, pensa que está adorando a Deus. Acredita em seu mesmo erro e julga estar acreditando no único modo de ter conhecimento e fé.

Nas antigas iniciações, porque eram fundamentalistas, isto é, porque tudo era feito com o objetivo de conhecer as leis regentes e de agir em harmonia com elas, o que mais havia era o exercício de concentração, para entrar em comunhão com o chamado Criador e as suas Leis.

Por causa dos vícios idólatras e das mais erradas concepções, oriundas de religiosismos clericalistas e comercialistas, a grande maioria vive em peditórios os mais besuntados de pieguismo malicioso, enquanto nada entende daquilo que deveria entender, que é proceder conforme a Lei de Deus e aprender a entrar em comunhão com as Forças Anímicas e Cósmicas do Infinito.



- 74 -

E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para que não adorassem os demônios, e os ídolos de ouro, de prata, de cobre, de pedra e de pau, que nem podem ver, nem ouvir nem falar...” - Apocalipse, cap. 9.

Em tão poucas palavras, tudo está dito em matéria de advertência contra as idolatrias e os maus usos do mediunismo ou revelacionismo. Porque, em verdade, é grande o número dos que praticam o mediunismo, não para aprenderem e ensinarem as coisas da Lei de Deus, segundo o Divino Exemplo do Cristo, mas para fazerem aquilo que pensam ser bom ou certo, chegando às raias da feitiçaria, dos despachos e de outras práticas macabras. Das idolatrias clericalistas já sabem todos o que são, em virtude dos interesses subalternos de seus donos, sempre articulados com os mundanismos em geral, mormente com os político-econômicos.

Sobre a comunicabilidade dos anjos, espíritos ou almas, convém lembrar as lições bíblicas:

a - Para Deus ninguém é morto, porque todos são vivos, encarnados ou desencarnados;

b - Tanto encarnados como desencarnados, todos devem tomar tento nos deveres para com a Lei de Deus, porque a vida no astral não é de modo algum especial. Ela corresponde ao grau de evolução do espírito e ao seu condicionamento intelecto-moral;

c - A Revelação, portanto, oferece campo a todos os colóquios, dos mais baixos aos mais altos. Observem de quem os Profetas receberam mensagens. Lembrem as anunciações de Gabriel. Considerem o fenômeno mediúnico do Tabor, onde apareceram Moisés e Elias. Acima de tudo, lembrem que Jesus veio Batizar em Espírito Santo e não em Espírito Imundo.



- 75 -

Quando fordes mansos e humildes, increparei os insetos daninhos e retirarei da Terra o espírito imundo” - Bíblia.

No dia em que a Moral, o Amor, a Revelação, a Sabedoria e a Virtude estiverem perfeitamente alojados nas mentes e nos corações humanos, nesse dia a Terra será aquela Nova Terra que se encontra prevista no Apocalipse. A Casa Cósmica é o correspondente exato dos seus habitantes!



- 76 -

O PERISPÍRITO

Prepara pois, filho de Deus, ao carro de tua estima,

Porque contra ou sem ele, ninguém a Glória sua colima;

Entretanto, cultivando a Moral, o Amor e a Revelação,

Tê-lo-ás luminoso, Luz Divina, testemunho de Redenção.

Passam os corpos todos, mas ele será eterno companheiro,

E nele registrando irá, seu dono, os fatos do sendeiro;

Porque nele todos semeiam e colhem, registram a sementeira,

Tanto seja a eterna Glória, como seja a negra inferneira.

Desde os passos iniciais, o perispírito vem se mudando,

Pois que nele vai, o agente vivo, a escalada proclamando,

E assim seja Bem ou Mal, ali vai o seu dono em exposição.

Porque ele não é como o físico, que é peregrino em ação,

Mas em si mesmo vai, da alma vivente, expondo a evolução,

Até vir a ser Luz Divina, o Estado Crístico anunciando.



- 77 -

O METAPSIQUISMO

O Metapsiquismo, rendeiro infeliz do homem tardo,

A senha de Tomé, do materialismo arrastando o fardo,

Crendo na descrença, apalpando sempre para ser nada,

Também lambendo matéria, vai-se pela triste jornada.

Repete sempre a mesma coisa, flutuando na cegueira vã,

Sem do Cristo aprender a Lição, ao Tomé de visão chã,

Para ele a Sabedoria é ele mesmo, a Virtude ali está,

Achando que o Espiritismo, fora dele, desmanchar-se-á.

A Verdade entretanto marcha, acima de estultas idéias,

Se é que idéias são, as asneiras que não têm platéias,

Que alguns tardos apenas sustentam, cheios de parvoíces,

Que de tardos nunca descobrem, que vivem fazendo tolices.



- 78 -

E não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que elas também tinham tido uma visão de anjos, os quais dizem que ele vive” - Lucas, cap. 24.

Anjos, espíritos e almas, tudo é correspondente. O que varia é o grau de evolução. No Velho Testamento, em alguns casos, ao termo anjo está anexado o termo mensageiro. Enfim, os santos espíritos são mensageiros e os espíritos imundos não podem sê-lo. A Bíblia, de ponta a ponta é um repositório de mensagens mediúnicas. Examinem os originais hebreus, que dão apenas simples lições de Espiritismo.

É preciso considerar a Seita dos Nazireus, por corruptela, Nazarenos, que era a Escola de Profetas ou Médiuns, de Israel. Se tudo tivesse continuado como Jesus deixou, isto é, se Roma não tivesse fornecido ao mundo a corruptora da cidade dos sete montes, o Cristianismo teria continuado a ser apenas o Essenismo de portas abertas. Isto é, o profetismo universalizado, consoante os desejos expressos na célebre frase de Moisés.

Repitamos - a corrupção surtiu no mundo, forçando a surtir também a Restauração, com o nome de Espiritismo. Entretanto, a Revelação é tão velha, quanto é velha a chamada Criação.



- 79 -

E eu vou mandar sobre vós o dom que vos está prometido por meu Pai; entretanto ficai vós de assento na cidade, até que sejais revestidos de virtude lá do alto” - Lucas, cap. 24.

No Velho Testamento são dezenove os textos que tratam do futuro derrame de Espírito sobre a carne. Os capítulos um, dois, sete, dez e dezenove, dos Atos, estão plenos de citações sobre a Promessa, que fora cumprida por Jesus, no Pentecostes. E quem ler os capítulos doze, treze e quatorze, da Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, encontrará o modo de estar com a Igreja Viva de Jesus, o Cristo, porque ali estão explicados alguns dons mediúnicos e suas aplicações.



- 80 -

Tende cuidado com o fermento dos fariseus.” - Evangelho.

Papas, sacerdotes, escribas e fariseus; tais foram, desde todos os tempos proféticos, os assassinos dos Profetas, tendo também crucificado o Cristo. Todos os movimentos podem fornecer elementos assim, sendo muito justo que o Espiritismo também venha a tê-los. São sempre falhos de espírito, fortes em mediocridade, desejosos de autoridade e vazios de boas faculdades. Apegam-se a letras, a formalismos, a dogmas, a preceitos de homens; inventam eles mesmos as suas autoridades e cuidam ser os donos de tudo, os fiscais de todos, os proprietários até mesmo do próprio Deus!

Em um mundo em que os pretensos sábios não sabem desconfiar da sua sabedoria, e os pretensos santos não sabem desconfiar da sua santidade, tudo quanto é corrupção pode vingar e dar terríveis frutos. Quem quiser estudar a História das Revelações, verificará presto que as corrupções as transformaram em religiosismos clericalistas e mercenários. As Grandes Revelações ensinaram tudo sobre Moral, Amor, Revelação, Sabedoria e Virtude. E os clericalismos, que fizeram a seguir? Não perseguiram tudo? Não blasfemaram contra tudo? Não puseram os ídolos no lugar da Revelação? Não forçaram as letras, vindas pela Revelação, a serem blasfemas da própria Revelação?



Nenhum comentário:

BÍBLIA SAGRADA






Twitter

Divinismo