terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A BÍBLIA DOS ESPÍRITAS - Cap. 11 a 20


- 11 -

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e nada do que foi feito, foi feito sem ele” - João, cap. 1.

Aquele espírito que se eleva, que se ilumina, que por evolvimento vem a fazer parte da Divina Ubiqüidade; aquele filho de Deus que se torna, por crescimento íntimo, sintônico com o Princípio Sagrado, esse filho é um Filho de Deus, é um Cristo, é um manipulador de mundos e condutor de Humanidades. Ninguém é filho especial de Deus, mas todos os filhos têm em si o Reino de Deus a desabrochar no imo. As comunidades crísticas provam isso, e elas mesmas constituem a Divina Providência, porque a Divina Providência não é Deus, o impessoal, mas sim é constituída de falanges crísticas.



- 12 -

O Ser Supremo imola-se a si mesmo para sair da Unidade.” - G. Iniciados.

A mais simples forma de explicar a chamada Criação, de dizer que Deus em si mesmo tudo engendra, sustenta e determina. Do nada jamais poderá sair coisa alguma; é Deus Manifesto que se revela como a dita Criação. Quem procura Deus através do Saber e da Virtude, esse anda certo e presto atingirá o grau crístico. Os ignorantes ficam comprando simulacros e dobrando os joelhos diante de homens apalhaçados, de fantoches que se acreditam ministros de Deus, por isso mesmo que não confiam no Saber e na Virtude e vivem inventando idolatrias para vender aos menos avisados.

 

- 13 -

Conhece-te a ti mesmo, e conhecerás o universo e os deuses” - G. I.

Três sentenças havia, na Sabedoria Antiga, que filtravam toda a Verdade Iniciática - Conhece-te a ti mesmo. Conhece-te e realiza-te. Conhece-te e realiza-te, para conheceres o universo e os deuses.

Estas expressões derivavam da afirmativa Védico-Hermética - Vós sois deuses, porque sois centelhas emanadas do Ser Único, que é Deus.



- 14 -

O que quer que seja que constitui a essência de qualquer homem, deve ter evoluído durante milhões de anos, através duma cadeia de planetas e dos reinos inferiores, conservando sempre, ao longo de todas as suas diversas existências, um princípio individual que nunca deixou de a seguir.” - G. I.

Aquilo que Deus é, isso mesmo é o filho, em essência. Para a razão do homem é indefinível, mas para os espíritos cristificados não o é. De qualquer forma, a individualidade permanece, apenas aumentando divinamente o seu esplendor e a sua glória. A Ciência da Unidade, dos Grandes Iniciados, faz reportar a isso. Mas um tal estado não pode ser adquirido exteriormente, porque é questão de autofazimento. E os clericalismos e as idolatrias muito prejudicam o evolvimento, porque as traições à Lei sempre embotam o espírito. A chave do triunfo está no Saber e na Virtude.



- 15 -

Para que eles sejam todos um, como tu Pai o és em mim, e eu em ti, para que também eles sejam um em nós, e creia o mundo que tu me enviaste” - João, cap 17.

Eis a palavra de um espírito cristificado, uno com o Pai ou Sagrado Princípio, convidando a que seus irmãos menores aprendam a lição e se façam também unos, por evolução ou eqüidade vibratória. A marca da evolução está no corpo astral, assim diremos, porque ele deve tornar-se em Luz Divina, que é a primeira manifestação de Deus como energia, ou o chamado Segundo Estado de Deus: aquele espírito que se tenha assim elevado, a ponto de se converter num sol espiritual, esse pode dar conselhos tais e dar disso exemplo vivo.



- 16 -

O que é pois, a humilde Psiquê na sua origem? Um sopro que passa, um gérmen que flutua, uma ave batida dos ventos, que imigra de vida em vida. E, todavia, de naufrágio em naufrágio, ao longo de milhões de anos ela torna-se a filha de Deus, não reconhecendo outra pátria senão o céu.” - G. I.

Todas as Grandes Revelações da antigüidade assim já sabiam e ensinavam. Se nunca tivesse havido a corrupção romana, engendrada por Constantino e seus comparsas, em trezentos e vinte e cinco da nossa Era, a Humanidade não teria caído no tremedal de ignorâncias e de erros em que caiu. E como os erros religiosos se desdobram em outros erros, nada mais fez Roma do que entregar a Humanidade às garras do materialismo brutal e sanguinário.



- 17 -

E conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.” - João, cap. 8.

A Verdade Absoluta é Deus, a Essência Divina. A Verdade Relativa é a dita Criação, constituída de Espírito e Matéria. As trilhas que levam ao Conhecimento da Verdade são os três sentidos da Lei de Deus - Moral, Amor e Revelação.

Quem não for capaz de entender isto, por certo não entenderá coisa alguma daquelas verdades que daí derivam, como conseqüência lógica e irrefreável.



- 18 -

Em Deus está a minha salvação e a minha glória; de Deus é que espero o meu socorro e a minha esperança em Deus está.

Esperai nele toda a congregação do povo; derramai ante ele os vossos corações; Deus é nosso favorecedor eternamente.

Certamente vãos são os filhos dos homens, mentirosos os filhos dos homens em balanças; eles conspiram concordemente em vaidade para usar de enganos.

Não queirais confiar na iniqüidade, nem queiras cobiçar rapinas; se abundardes em riquezas, não queirais por nelas o coração.

Uma vez falou Deus, estas duas coisas tenho ouvido: que o poder é de Deus.

E a ti, Senhor, a misericórdia; porque tu retribuirás a cada um segundo as suas obras.” - Salmo 62.

A Sabedoria gera a Autoridade e a Virtude gera a Paz; as malícias geram os infernos íntimos, produzem as trevas interiores. Deus é Lei e Justiça, em Deus o problema é viver segundo a Lei. Entretanto, os homens inventam engodos e simulacros, pensando com isso burlar a Lei; querem, através de rituais e liturgias vendáveis, encobrir as falhas tenebrosas do cérebro e do coração. E com isso aumentam as falhas, pois a Lei é inderrogável, tendo fundamento nas Verdades Imutáveis e Eternas, por isso mesmo que é acima de religiões e estatutos humanos.



- 19 -

Não terás deuses estrangeiros diante de mim.”

Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa que haja nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto: porque eu sou o Senhor teu Deus, o Deus forte e zeloso.”

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar em vão o nome do Senhor seu Deus.”

Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás seis dias, e farás neles tudo o que tens para fazer.”

Honrarás a teu pai e a tua mãe.”

Não matarás.”

Não cometerás adultério.”

Não furtarás.”

Não dirás falso testemunho.”

Não cobiçarás o alheio.”

Estão aí os Mandamentos que, uma vez usados, farão a felicidade humana. Estão aí a Moral que harmoniza e dignifica, o Amor que sublima e diviniza, e a Revelação que adverte, ilustra e consola. Porque a Lei foi dada a Moisés através de ato mediúnico. No início de sua função missionária, disse Jesus - “Não vim derrogar a Lei e os Profetas, e sim dar-lhes cumprimento.”

Todos os clericalismos são contra a Lei e contra o Profetismo. No Talmud, livro de lei dos rabinos, está escrito que Jesus foi crucificado - pelo Sinédrio - por se entregar à magia e sortilégios.

O sábado equivale ao domingo, dia de cultivar especialmente as coisas do espírito: dia de leituras boas, de meditações, de visitas a doentes e a hospitais; dia de cultivar a Revelação ou Batismo de Espírito; dia de divertimentos sadios.



- 20 -

Vós que recebestes a Lei por ministério dos anjos e não a guardastes.” - Atos, cap. 7.

Anjo, espírito e alma, têm a mesma significação na linguagem bíblica; mas os inimigos da Verdade, torcem tudo, para fazerem o jogo dos interesses subalternos. Deuses, anjos e espíritos, forram as páginas da Bíblia inteira; toda a Escritura foi feita através da comunicabilidade dos espíritos. Jesus anunciou, de início, que os homens veriam os anjos subindo e descendo sobre Ele.



A BÍBLIA DOS ESPÍRITAS   adobe







UNIÃO DIVINISTA


Boletins do Princípio Sagrado, Deus ou Pai Divino
Títulos da Semana

ALGUMAS DAS PODEROSAS ORAÇÕES, EXTRAÍDAS DO LIVRO... word adobe adobe adobe adobe
MENSAGEM DIVINA DE ADVERTÊNCIA AOS ENGANADORES DA HUMANIDADE  word adobe


EVANGELHO ETERNO E ORAÇÕES PRODIGIOSAS
áudio e texto




Nenhum comentário:

BÍBLIA SAGRADA






Twitter

Divinismo