Pitágoras – 575 a 500 A.C.
Após a morte de Orfeu e uma série de revoluções, os tiranos da Trácia queimaram seus livros, derrubaram seus templos, expulsaram seus discípulos. Os reis gregos os imitaram. A doutrina de Orfeu permaneceu nos templos de Delfos, Juno, Ceres, etc.
No século V AC nascia Pitágoras em Sidon, na Fenícia, sendo filho de um rico mercador de anéis da ilha de Samos. O oráculo de Delfos os havia levado à Fenícia para que seu filho nascesse livre das influências perturbadoras de sua pátria. Desde antes de seu nascimento, fora devotado à luz de Apolo. Quando a criança atingiu um ano foi levado ao templo de Adonai em um vale do Líbano. Após isso voltou para Samos onde teve seus ensinamentos pelos melhores filósofos da época. Mas tudo o que ensinavam não o satisfazia. Assim seguiu para o Egito, onde entrou para a escola de sacerdotes, recordando os ensinamentos de Hermes. Com o Egito invadido pelos babilônicos sob o comando de Cambises, é feito prisioneiro e enviado a Babilônia. Aí pode aprofundar seus estudos com os magos herdeiros de Zoroastro. Tendo recuperado todo potencial doutrinário retornando para sua terra, resolve criar em Crotona na Sicília uma academia. Nessa escola todos os que quisessem freqüentar teriam que passar por certas provas, da mesma forma que as que existiam para os estudantes para sacerdote no Egito. Um dos pretendentes a aluno que não passou nesses testes, mais tarde levantou a cidade de Crotona contra essa academia e a destruiu. Pouco sobrou do que Pitágoras deixou, temos abaixo alguns aspectos dos seus Versos Dourados. (Trácia = Eslováquia, Romênia, Hungria e Bulgária)
Versos Dourados de Pitágoras
PREPARAÇÃO
Reverenciem os Deuses Imortais fazendo seus sacrifícios, mantendo sua fé, honrando os grandes heróis e vivendo em harmonia com o mundo.
PURIFICAÇÃO
Honre tua mãe, teu pai e teus parentes.
Escolhe para ti um amigo sábio; Preste atenção nos seus conselhos e aprenda com seus exemplos; não discuta com ele por motivos sem importância.
Lembre da Lei de causa e efeito na sua vida.
Tens a capacidade de superar tuas paixões: ganância, preguiça, luxúria e o ódio; e a capacidade para mantê-las sob teu controle.
Não faça nada que te envergonhe, estando sozinho ou acompanhado. Preserve tua honra!
Pratique a justiça nas tuas palavras e obras; siga os ditames da razão e da lei. (Lembram de Zoroastro? Bons Pensamentos, Boas Palavras e Boas Obras)
Lembra-te que todas as pessoas estão destinadas a morrer.
Lembra-te que vantagens terrenas podem ser facilmente dadas as pessoas e também facilmente podem ser retiradas.
Assim como para as desgraças que são enviadas aos povos, de acordo com seus destinos, deves fazê-los suporta-las pacientemente. Entretanto, procure aliviar a dor tanto quanto possível. Mas lembra-te o Deus Imortal nunca da provas às pessoas que sejam maiores que suas forças.
Há muitas possibilidades de caminho entre as quais uma pessoa pode escolher. Há as possibilidades ruins e as boas. Portanto, procure cuidadosamente escolher para você o caminho nobre. (Livre arbítrio)
Se entre o povo a desilusão prevalece sobre a Verdade, o sábio fica de lado e aguarda até a verdade reinar novamente. (Não adianta semear em terreno ruim, vide as parábolas de Jesus)
Agora, preste atenção ao que vou lhe dizer:
Não deixe que as obras e os pensamentos de outros te confunda; não deixe que eles o conduzam a fazer ou dizer algo maléfico. (Novamente Zoroastro)
Ouvi os conselhos dos outros e decidas tu mesmo. Somente os tolos agem sem pensar, sem considerar.
Nunca tente fazer um trabalho do qual és ignorante, mas procure aprender primeiro tudo o que for necessário – somente assim terá sucesso.
Não negligencie a saúde do teu corpo. De ao teu corpo alimento, bebida e exercícios na medida certa, para que o fortaleça, mas saiba não fartar-se para não ficar sonolento.
Mantenha tua vida em ordem. Abandone qualquer luxo, pois isso pode fazer outras pessoas invejosas. (Em outras palavras evite a ostentação)
Tenha cuidado para não te tornares um miserável, mas tenha cuidado de não esbanjar, como os descuidados o fazem.
Faça somente aquilo que não o levará a tua destruição. Entretanto, antes de agir delibere sobre cada passo e obras.
PERFEIÇÃO
Antes de dormir, feche teus olhos relembre muito claramente tuas obras do dia. Considere-as como se fora um juiz imparcial e pergunte a ti mesmo: “O que eu fiz de bom? Que eu deixei de fazer que devesse ter feito?” Então revise cuidadosamente tudo o que você fez durante o dia. Repreenda-te severamente por todas as obras erradas e fique contente pelas boas.
Reflita sobre essas instruções e as pratique. Com a ajuda delas você pode se aproximar da Perfeição. Quem garante essa verdade é ELE Quem colocou em nós as bases para a Divina Realização e grandes virtudes! (Verifiquem no Evangelho Eterno)
Pedi ardentemente a Deus por ajuda, mas vamos ao trabalho! (O Pai Divino em sua última encarnação como Osvaldo Polidoro mandou escrever: O bom discípulo aguarda trabalhando)
Permaneça firmemente em teu caminho, conhecerás tudo sobre os Deuses Imortais. Conhecerás também sobre pessoas, sobre a diferença entre eles, sobre o Um que contem a todos em Si Mesmo, sendo suas Fundações. Conhecerá que o universo inteiro é um Uno Integral, e que no Eterno não há matéria morta. (Vide Evangelho Eterno e Mateus cap.22, versículo 30).
Tendo conhecido isto, tu não cometerás erros, pois nada estará oculto de ti!
Conhecerá, também, que as pessoas causam suas próprias calamidades devido a ignorância. Eles são livres em escolher seus destinos.
Infelizes! Não vêem que a desejada felicidade reside em si mesmo, em seu íntimo!
Somente poucos podem jogar fora as aflições com seu próprio esforço, pois a maioria das pessoas é cega para a lei da formação de seus destinos. Como rodas eles rolam colina abaixo carregando o peso de suas más obras passadas em relação aos outros, a responsabilidade que controla seus destinos até a chegada da morte...(Vide Evangelho Eterno, Zoroastro, Krishna, Jesus)
Ao invés de procurar ocasiões para uma contenda, deveis evitar isso, aceitando uns aos outros sem discussão...
Ó Onipotente Zeus, és Tu sozinho capaz de salvar o gênero humano de suas aflições mostrando a eles o véu da ignorância que cega seus olhos?
Mas não devemos perder a esperança de salvar pessoas da escuridão, da ignorância – pois cada ser humano tem uma Raiz Divina e a natureza pode revelar as pessoas seus mistérios. Uma vez que os conheça, entenderás aquilo que Eu previ para você. (Conheça a Ti mesmo e conhecerás o reino do céu – Hermes). Cure tua alma! Isto te revelará o caminho para a Liberdade.
E abstenha de comer carne; isto é contrário à sua natureza e evitará que você se purifique.
Portanto, se pretendes tornar-te livre dos grilhões da terra, siga estes conhecimentos do Alto, dados a você. Deixe que isso controle teu destino.
E após você transformar tua alma completamente, pode vencer a morte e te tornar um Deus Imortal! (Vide Buda – vencer a lei das encarnações através de uma vida perfeita)